Medicina Natural

"O médico do futuro não dará medicamentos mas envolverá os pacientes no cuidado da constituição física e da dieta e na causa e prevenção das doenças" - Thomas Edison

A Medicina Natural pode prevenir e curar doenças sem a necessidade de agressão ao organismo humano. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção e aos tratamentos naturais. E esse princípio está presente em cada linha deste site. Seja muito bem vindo ao "Portal da Medicina Natural".




A medicina natural (também chamada de naturopatia) é uma medicina alternativa complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se. Naturopatas utilizam recursos naturais como ervas e alimentos ao invés de fármacos sintéticos (drogas alopáticas) e cirurgias. A naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente, que pode ser acompanhada separadamente ou juntamente com a medicina alopática. O termo naturopatia foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. John Scheel, em 1985. Em 1902 Benedict Lust também passou a utilizar. Este tipo de prática, aborda o paciente como se fosse único e muitos dos tratamentos são específicos para cada pessoa.


Os médicos que se utilizam da medicina natural, também conhecidos como naturopatas, não se limitam a tratar apenas os sintomas de seus pacientes. Desenvolvem uma série de técnicas para encontrarem uma causa paralela à doença. No consultório, observam também a conduta emocional, o caráter e são utilizados diversos exames clínicos tais como: palpação, avaliação das unhas, pulso, observação da fala, língua, ouvidos, entre outros.